É comum que atletas veganos se sintam inseguros em relação à sua alimentação, afinal, vivemos em uma cultura onde a proteína animal é exaltada. Mas com um bom planejamento alimentar, é possível encontrar os melhores alimentos para seu corpo, que, além de nutrir, vão melhorar seu rendimento nos treinos e competições. Confira nossas dicas!
-
Faça um acompanhamento nutricional
Quem quer ter um bom desempenho precisa do acompanhamento de um nutricionista. É a regra básica. Com uma alimentação planejada e individualizada de acordo com suas necessidades, é bem mais simples obter melhores resultados.
Sem falar que o nutricionista sabe avaliar pontos importantes nos exames sanguíneos e consegue adaptar a alimentação ou suplementação seguindo sua rotina e gostos pessoais. Procure um profissional de confiança, que saiba trabalhar com atletas veganos. Existem vários nutricionistas esportivos focados nesse público!
-
Não se preocupe só com o pré e pós-treino
O que mais vemos por aí são dicas do que incluir nas refeições antes e após o treino. Mas mais importante do que isso, é a distribuição dos nutrientes ao longo do dia e a qualidade dos alimentos fonte escolhidos para compor suas refeições.
Não adianta consumir só carboidrato no pré-treino e só proteína no pós-treino. Uma alimentação equilibrada é o resultado da soma de todas suas escolhas alimentares, desde o momento em que você acorda até a hora que vai dormir.
-
Cuide de todos os nutrientes, não só da proteína
O suplemento proteico não vai resolver todos seus problemas. Às vezes, ele sequer é necessário. Quando se fala em atletas veganos, todos os nutrientes importam.
Corredores, por exemplo, precisam ter bons níveis sanguíneos de ferro e ferritina. Já aqueles que dependem da força e massa muscular devem se preocupar com micronutrientes, como o zinco e magnésio. E isso nos leva à próxima e última dica…
-
Inclua todos os grupos alimentares nas suas refeições
Leguminosas, cereais, vegetais, frutas, legumes, oleaginosas, gorduras, etc. A pasta de amendoim é ótima? Sim, mas ela não tem os mesmos nutrientes das folhas verdes. O grão de bico é incrível? Sim, mas ele também é diferente das sementes, como chia e linhaça.
Lembre-se que variedade de alimentos, significa variedade de nutrientes. Quanto mais cor, textura e sabor, melhor seu corpo trabalhará.
E aí, curtiu nossas dicas para atletas veganos? Não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças ter uma alimentação que lhe garantirá bons resultados!