Mais saudável e mais saborosa! Confira como fazer uma granola caseira e inclua mais fibras no seu dia a dia
Saudável e gostosa. A granola é o tipo de alimento que une o melhor dos dois mundos. Vai bem com frutas, iogurte, sorvete, bolos, saladas e até pura. Tem fibra e gorduras boas, além de ser ótima para quem quer emagrecer, já que aumenta a saciedade.
Cuidado com as falsas granolas saudáveis
O problema é quando a granola industrializada vem cheia de coisas não naturais e, o pior, açúcar. Corre que é cilada! Granola boa não tem aditivos químicos, corante artificial, aroma, maltodextrina, xarope de milho, açúcar invertido e por aí vai.
Originalmente, a granola é um mix de cereais, sementes, oleaginosas e frutas secas. Essa é a base. A partir daí, pode usar a criatividade. Quinoa, aveia, semente de abóbora, de girassol, castanha, nozes, amêndoas, uva passa, semente de linhaça…
Para que você possa incluir esse alimento nutritivo no seu dia a dia, vamos ensinar uma receita de granola caseira. Assim, além de criar o sabor que prefere, você tem uma versão bem mais saudável que as industrializadas!
Granola caseira: mais sabor, mais saúde
Comece pré-aquecendo o forno a 180 ºC. Depois, em uma tigela grande, misture:
- 3 xícaras de chá de aveia em flocos;
- ½ xícara de chá de nozes picadas;
- ½ xícara de castanhas de caju picadas;
- ¼ de xícara de semente de girassol;
- 2 colheres de sopa de semente de linhaça;
- 2 colheres de sopa de chia;
- 1 ½ colher de chá de canela;
- 1 ½ colher de chá de gengibre em pó;
- ¼ de xícara de mel;
- 2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite.
Misture bem todos esses ingredientes, para que o óleo e o mel envolva todos eles. Despeje em uma assadeira antiaderente e espalhe bem com uma espátula. Leve ao forno por cerca de 20 minutinhos ou até a granola ficar dourada.
Quando estiver pronta, acrescente 1 xícara de chá de uva passa ou damasco seco picado. Prontinho! Você tem uma granola caseira deliciosa. O ideal é mantê-la, por uns 3 dias, bem fechada em um pote de vidro, longe da umidade e luz, para preservar a crocância.
Você pode acrescentar outros ingredientes goji berry, flocos de coco, gergelim e extrato de baunilha. Também pode aumentar ou diminuir as quantidades da nossa receita. Vá testando até achar a granola caseira perfeita para o seu paladar.
Curtiu essa receita? Já tentou fazer granola caseira? Garantimos que, depois da primeira vez, você nem olhará para as industrializadas no mercado. Dá de dez a zero!