A salada perfeita para dias quentes ou para quem prefere um prato mais leve! Veja como fazer a versão vegana da salada caesar
Nós amamos salada, ainda mais se for bem feita. É comum encontrar no prato do brasileiro a dupla alface + tomate. Nunca falta na geladeira! Mas nem só desses dois ingredientes se faz uma salada. Para uma versão mais proteica, ensinamos como fazer uma salada caesar vegana.
Se você tem o costume de comer fora de casa, deve ter percebido que a salada caesar está na maioria dos cardápios. Não é à toa que ela é uma queridinha: com ingredientes frescos e leves, sua combinação de sabores conquista qualquer um. Mas, como por aqui, não trabalhamos com alimentos de origem animal, podemos recriar esse clássico e torná-lo, além de ético, ainda mais delicioso.
Bora ver o passo a passo dessa salada caesar vegana?
Croutons
Para fazer o elemento crocante da salada, corte 2 fatias de pão integral vegano em cubos. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e coloque 1 dente de alho bem picado com salsa desidratada a gosto. Em seguida, acrescente os cubinhos de pão e misture bem. Tempere com sal e pimenta e deixe dourar no fogo baixo até que o pão fique bem crocante. Você também pode fazer esse passo no forno!
Molho caesar
Originalmente, o molho caesar leva parmesão, maionese, creme de leite… Mas, por aqui, a receita é outra.
Comece pré-aquecendo o forno a 180 ºC. Corte a parte de cima de uma cabeça de alho, embrulhe em papel manteiga e leve para assar por cerca de 30 minutos.
Depois, é só bater esse alho assado com os seguintes ingredientes:
- 1 xícara de tofu soft;
- 1/2 xícara de azeite;
- 4 colheres de chá de suco de limão;
- 1 colher de chá de mostarda dijon;
- 1 colher de café de alcaparras (opcional);
- 1 colher de sopa de levedura nutricional;
- 1/2 colher de chá de sal;
- Pimenta e temperos a gosto.
Você também pode substituir a levedura nutricional por 1 colher de chá de missô claro.
Hortaliças
A salada em si só leva alface, que pode ser a americana ou romana. Mas para aumentar o valor nutricional desse prato acrescente 1 cenoura ralada e 1/2 folha de alga nori em fatias finas.
Frango
Que, aqui, é frango vegano da D+ Vegan Food. Basta descongelar a caixinha e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 15 minutos. Ele já vem temperado, mas se preferir pode acrescentar outras especiarias.
Montando a salada caesar vegana
Em uma saladeira, rasgue 1 alface inteiro, coloque a cenoura, a alga e o frango. Regue com o molho e, por cima, coloque os croutons. Se quiser, finalize com queijo ralado vegano e chia.
Prontinho! Salada caesar vegana pronta para ser deliciada.
Curtiu? Que outra receita gostaria de ver por aqui?