Order now
(11) 2038-1622 | (11) 99105-2426 contato@dmaisveganfood.com.br
3 formas de usar tofu na dieta vegana

3 formas de usar tofu na dieta vegana

Produzido a partir da soja, o tofu é um alimento rico em proteínas que pode ser usado de várias maneiras na dieta vegana, confira!

Apesar de muitos acharem que ele é um queijo, o tofu é como um gel obtido a partir do extrato de soja. Sem nada de origem animal, este alimento milenar chinês é uma boa fonte de proteína e minerais, como cálcio. Por ser menos processado, é também uma alternativa mais saudável à proteína texturizada de soja, comum na dieta vegana.

Nesse post, separamos 3 formas de usar tofu para te provar que de sem graça ele não tem é nada!

Patê

Para um café da manhã mais proteico, nossa dica é fazer um grãomelete e rechear com uma pastinha de tofu com ervas. Ou, então, para acompanhar o seu kibe vegano da D+ Vegan.

Olha só que fácil: em um processador ou liquidificador bata 250g de tofu soft sem a água, 1 maço de manjericão fresco, 1 dente de alho, 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de limão, sal e pimenta a gosto. Pronto! Fácil assim.

Também dá para usar outras ervas como alecrim, orégano, salsinha, tomilho, etc.

Creme branco

Que tal variar a macarronada de domingo e substituir o molho vermelho por um branco?

No liquidificador, bata 180g de tofu soft, 1/3 xícara de água filtrada, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1/2 cebola em cubos refogada, 1 dente de alho refogado, 1/2 xícara de castanhas de caju demolhadas (em água por cerca de 6h!), 1 colher de café de noz moscada, 1/2 colher de sopa de levedura nutricional (é opcional!), sal e pimenta a gosto.

Depois, é só levar ao fogo baixo até começar a formar bolhas. Se estiver muito grosso, acrescente mais água até ficar na consistência desejada. Garantimos que é uma delícia!

Mexido de tofu

Se você gostava de ovos mexidos, essa é uma ótima opção 100% vegana! Comece amassando meio bloco de tofu firme (importante ser o firme) e misture com 1/2 tomate picado, 1 colher de sopa de alho poró picado, 2 colheres de sopa de cebola em cubinhos, sal e pimenta a gosto. Você também pode colocar cenoura ralada, salsinha, ervilha, etc.

Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite e coloque os ingredientes. Agora é só ir mexendo até secar toda água e o tofu dourar. Para ficar ainda mais saboroso, uma dica é temperar com açafrão. E se você sente saudade do sabor do ovo, uma pitadinha de sal negro e a mágica acontece!

Existem tantas formas de usar tofu na dieta vegana que poderíamos fazer uma série inteira de posts sobre o assunto! É tofu crocante, tofu empanado, tofu agridoce, tofu grelhado, queijo de tofu, mousse de tofu…

Mas se você gostou dessas sugestões até aqui e também é um #TofuLover, não esquece de nos seguir nas redes sociais para mais dicas!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

(11) 2038-1622 | (11) 99105-2426

Fale Conosco
Conheça nossos produtos!