Order now
(11) 2038-1622 | (11) 99105-2426 contato@dmaisveganfood.com.br
ARROZ COM FEIJÃO É A COMBINAÇÃO PERFEITA

ARROZ COM FEIJÃO É A COMBINAÇÃO PERFEITA

Casamento melhor que esse não existe! Entenda porque todo vegano deveria incluir estes alimentos em sua rotina

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu que “a proteína da carne é melhor”, “mas a carne tem mais proteína” ou que “proteínas vegetais são incompletas”. A tal da proteína assombra os veganos desde que o mundo é mundo e, pudera, ainda há muita informação errada sendo espalhada por aí.

Mas da próxima vez que alguém vier questionar as proteínas da sua alimentação, mostre uma foto de um prato com arroz e feijão e diga: isso é tudo que eu preciso. Neste post, vamos te mostrar o porquê!

Aminoácidos essenciais: o que são, onde vivem, o que comem?

Esse não é um episódio do Globo Repórter, mas bem que poderia ser visto o tanto de mitos que cerca este assunto. Para entender como o arroz e feijão se completam, primeiro, temos que falar dos aminoácidos essenciais.

Pense na proteína como uma parede de tijolos. Cada um dos tijolos que formam esta parede são os aminoácidos. Alguns deles nosso próprio corpo sintetiza, outros precisamos obter por meio da alimentação.

A grande questão quando falamos de proteína vegetal e animal é que em uma carne encontramos todos os aminoácidos essenciais em quantidades consideradas adequadas. Já nos alimentos de origem vegetal, temos um ou outro aminoácido em uma quantidade menor.

Lembrando que estas classificações comparam os valores com a proteína de referência, que está na clara do ovo. Hoje, já existem outros estudos que questionam essa ideia e sabe-se que mais importante do que ter todos os aminoácidos em um único alimento é a distribuição dos mesmos durante o dia.

Como o arroz e feijão se completam

Nós usamos o arroz e o feijão de exemplo, mas, na realidade, é o casal cereal mais leguminosa. Por cereal, entendemos o arroz, milho, centeio, cevada, aveia, trigo, etc. Já as leguminosas são o feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, soja, amendoim, etc.

O que acontece é que o aminoácido em menor quantidade nas leguminosas nós encontramos em boas quantidades nos cereais. Quando invertemos a situação, é a mesma coisa. O aminoácido em menor quantidade nos cereais é encontrado em abundância nas leguminosas.

O feijão tem pouca metionina, mas chega o arroz e fala “tranquilo, cara, eu tenho de sobra”. O arroz tem pouca lisina, mas o feijão tem de sobra, então, ele não se importa em dividir.

É proteína, é saudável, é comida de verdade

Mais do que a combinação perfeita quando falamos em proteína, o arroz com feijão é brasilidade, é sabor, é comfort food, é casa de vó, é barato, é acessível, é saudável. Tem fibra, tem vitamina, tem carboidrato, tem minerais, etc.

Eita, dupla maravilhosa! E aí, você sabia que o arroz com feijão é a combinação perfeita?

Your email address will not be published. Required fields are marked *

(11) 2038-1622 | (11) 99105-2426

Fale Conosco
Conheça nossos produtos!