Order now
(11) 2038-1622 | (11) 99105-2426 contato@dmaisveganfood.com.br
Leite de arroz

Leite de arroz

Uma alternativa saudável ao leite de vaca, o leite de arroz é isento de colesterol e uma fonte de carboidrato. Confira a receita!

Os leites vegetais são a melhor alternativa ao leite de vaca para os veganos, intolerantes à lactose ou, simplesmente, para quem busca uma alimentação mais saudável. No mercado, existem vários tipos, como de castanha de caju, amêndoa, aveia, soja, coco, etc.

Neste post, vamos te ensinar a fazer o leite de arroz. Uma versão barata, simples e com um sabor neutro, perfeito para várias receitas.

Composição nutricional do leite de arroz

Diferente do leite de vaca, cada leite vegetal apresenta uma composição diferente. O de soja, por exemplo, tem mais proteína que o de coco, que apresenta um maior teor de gordura, assim como o de castanhas.

Como o arroz é uma fonte de carboidratos, logo, o leite de arroz também será. Em contrapartida, ele é isento de colesterol, como todo alimento vegetal, e tem menos gordura que o leite de vaca integral, além das suas fibras e vitaminas.

Para os veganos, o leite de arroz é interessante visto que os aminoácidos dos cereais e das leguminosas se completam. Isso significa que você terá todos os aminoácidos essenciais se, no café da manhã, tomar leite de arroz e comer alguma outra preparação que leve pasta de grão de bico ou feijão, por exemplo.

Como fazer leite de arroz

Você vai precisar de: 1 xícara de arroz branco, 4 xícaras de água e 1 colher de chá de extrato de baunilha.

Comece preparando o arroz usando 2 xícaras de água. Sem alho ou cebola, só o arroz. Você pode até usar uma pitadinha de sal para realçar o sabor do cereal, mas cuidado para não exagerar e deixar seu leite salgado!

Quando o arroz estiver bem cozido e mole, ferva as duas xícaras de água restante. Coloque a água fervente, o arroz e o extrato de baunilha no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Deixe descansar um minutinho para os sedimentos do arroz assentarem no fundo da panela. Aí é só coar cuidadosamente o leite e armazenar em um pote de vidro fechado, na geladeira, por uns 3 dias.  

Curtiu essa receita de leite de arroz? Você pode usá-lo em bolos, tortas, com café e até dá para fazer leite condensado! Incrível, não?

Your email address will not be published. Required fields are marked *

(11) 2038-1622 | (11) 99105-2426

Fale Conosco
Conheça nossos produtos!