Order now
(11) 2038-1622 | (11) 99105-2426 contato@dmaisveganfood.com.br
Leite de castanha

Leite de castanha

Zero aditivos, zero lactose e zero colesterol! Veja como fazer um leite de castanha rico em gorduras boas, vitaminas e minerais

Leite de vaca é para o bezerro, mas o leite de castanha é para todos! Veja como fazer esse leite vegetal e aproveite seus nutrientes

No quesito sabor, o leite de castanha ganha disparado de outros leites vegetais. Brigadeiro com leite de amêndoas é dos deuses! E café com leite de castanha de caju, então? Dá água na boca! Acontece que o leite de castanha é bem caro no mercado, uma média de R$15/20 por litro contra R$5/7 do feito de soja ou arroz.

Uma alternativa, então, seria fazer o seu próprio leite de castanha em casa, como vamos ensinar neste post! Sai mais barato, é sem aditivos químicos e você ainda pode fazer o mix de castanhas que preferir.

Leite de castanha não é fonte de proteína

Diferente do leite de vaca, nem todo leite vegetal é uma fonte proteica. O leite de castanha tem, em média, 3g proteína em 200ml, enquanto o de soja tem 5g.

Não é certo, então, usá-lo como uma substituição desse nutriente. As castanhas, porém, são fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais. Para se ter uma ideia, 2 castanhas do Brasil suprem a nossa necessidade diária de selênio, mineral com importante ação antioxidante.

Como fazer leite de castanha

Para fazer seu leite de castanha em casa, olha só a receita:

Leite de amêndoa

Deixe uma xícara de amêndoas de molho da noite para o dia. O ideal é que a água fique um dedo acima da linha das amêndoas.

Dispense essa água e bata a amêndoa no liquidificador com duas xícaras de água filtrada morna. Agora, é só coar com a ajuda de uma peneira ou coador com tecido de voal. Para um sabor a mais, acrescente uma colher de café de extrato de baunilha.

Leite de castanha de caju e do Brasil

Ao invés de duas xícaras de água, use três para o de castanha de caju ou castanha do Brasil. Essas versões tendem a ser mais gordurosas, por isso é preciso uma diluição maior, além de coar mais de uma vez.

Se for usar castanha do Brasil, cuidado com o consumo em excesso, pois o selênio, em doses exageradas, pode ser tóxico!

Leite de nozes

Siga as mesmas medidas e passo a passo do leite de amêndoa.

Dica extra: não descarte o resíduo

O resíduo que sobra na peneira ou coador vai bem em bolos, cookies, muffins, tortas, queijos veganos caseiros e outras receitas. Assim, você aproveita a castanha integralmente com todos os nutrientes!

Qual leite de castanha é o seu favorito?

Your email address will not be published. Required fields are marked *

(11) 2038-1622 | (11) 99105-2426

Fale Conosco
Conheça nossos produtos!